Em um mundo feito para destros, os canhotos tem certa dificuldade de adaptação. E é por isso que desde 13 de Agosto de 1996 comemora-se o Dia Mundial dos Canhotos; uma forma de conscientizar e homenagear 12% da população mundial que tem essa característica especial.
Os canhotos, ou seja, pessoas que escrevem/tocam/pintam e exercem as mais diversas atividades predominantemente com a mão esquerda já sofreram muito durante algumas passagens da história: durante a Idade Média, canhotos eram perseguidos por serem considerados “praticantes de bruxaria” e “mensageiros da morte”.
A ciência ainda não tem absoluta certeza do motivo, mas pesquisas indicam que canhotos são fruto de uma combinação complexa de pré-disposição genética e o ambiente em que a criança se desenvolve; geralmente crianças que convivem com adultos canhotos têm a tendência a se tornarem canhotas também.
A quantidade de canhotos ligados ao meio artístico e criativo não é mera coincidência: segundo pesquisas acadêmicas, pessoas canhotas utilizam mais o hemisfério direito – que é ligado a uma sensibilidade maior tanto física quanto psicológica: a visão é mais aguda, a pele é mais sensível e os músculos respondem mais prontamente.
Esse hemisfério do cérebro também possui os centros de noção de espaço e, por isso, os canhotos são ligeiramente mais rápidos e precisos nos seus golpes. Quer maior exemplo de precisão e rapidez do que Hendrix? Fonte: Pride Music
Deixe um comentário